fbpx
Back to News

Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil

💛Em post recente nas redes sociais o apresentador Tiago Leifert e a esposa, a jornalista Daiana Garbin, revelaram que a filha Lua, de apenas 1 aninho, está com um câncer raro nos olhos.
A doença se chama retinobalstoma.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), trata-se de um tumor maligno que se origina das células da retina e que em geral acomete as crianças antes dos 5 anos de idade.

Desde 2002, portando há 20 anos, a Childhood Cancer International (CCI) determinou que o dia 15 de fevereiro seja um momento simbólico para uma campanha global de conscientização sobre o câncer infantil, expressando apoio às crianças e adolescentes acometidos pela doença. Entre os objetivos a importância do tratamento precoce e o aumento do acesso aos cuidados e a cura.

Enquanto grande parte dos cânceres adultos têm sido associados a questões ambientais, ocupacionais e de estilo de vida (dieta, álcool, tabagismo), quando o assunto é o câncer infantil, a maioria tem origem desconhecida. Além disso, quando muito pequenas, as crianças ainda não se expressam de forma clara, o que dificulta a descoberta do problema de maneira precoce.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), crianças com os sintomas abaixo apresentam sinais de alerta para o câncer infantil e devem ser avaliadas por um médico:
– palidez, hematomas ou sangramento;
– caroços ou inchaços indolores, sem febre ou outros sinais de infecção;
– perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, suores noturnos;
– alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
– inchaço abdominal;
– dores de cabeça persistente ou grave, vômitos;
– dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção;
– fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento;
– tontura, perda do equilíbrio ou da coordenação.
Esses sinais não significam que a criança esteja com câncer, por isso, não se desespere. Busque orientação médica.

Share this post

Back to News